Fotografar na Golden Hour: o que você precisa saber antes do ensaio
Compartilhe

Talvez você já tenha ouvido falar em Golden Hour ou Hora Mágica, mas quero te contar como ela funciona na prática, especialmente quando você vem fotografar comigo.
A golden hour é aquele momento em que a luz do sol fica mais baixa, suave e dourada. Ela acontece duas vezes ao dia:
– logo no início do nascer do sol
– pouco antes do pôr do sol
Existem aplicativos que indicam a hora exata de acordo com a localização que definimos.
E aqui vem o primeiro ponto importante: ela é rápida. Muito rápida.
A golden hour depende da estação e latitude e pode durar, por exemplo, breves 15 minutos. É aquele intervalo em que tudo se encaixa — cor, contraste, atmosfera. Por isso, começamos o ensaio mais cedo para aproveitar essa beleza de luz, sem correria.
No nascer do sol, a lógica é a mesma. A diferença é que você vai precisar acordar bem cedo. A luz que você terá nas sua fotos compensa tá e além disso você ganha um ambiente mais silencioso e tranquilo — ótimo para famílias com pets.
Justamente por esse tempo ser curto, definimos antes o local exato das fotos que faremos na hora mágica. Isso garante que, quando a luz acontece, a gente esteja apenas vivendo o momento — e não decidindo o que fazer.
Podemos clicar com a luz de frente ou com o sol atrás da pessoa. Podemos brincar com o flare que é quando os raios do sol atingem a lente e podemos produzir belas silhuetas. São muitas as possibilidades.
A luz da Golden hour entrega aquele tipo de foto que transmite calma, alegria, magia — eu gosto de dizer que a foto é poética.