Fotografia pet, raça Kuvasz
Compartilhe
A Maya foi a primeira Kuvasz que fotografei. E, como gosto de ler sobre as raças que fotografo, deixo aqui informações que extrai do livro "Dogs" de Desmond Morris, indicado pela Lais, especialista em comportamento canino da Let's Doggie.
Também chamado de Kuvasz húngaro, esta raça leva seu nome tanto da palavra turca Kawasz, que significa guarda armado, quanto do antigo sumério Ku-assa, que significa um cão borse. O plural de Kuvasz é Kuvaszok. Foi desenvolvido como guarda para rebanhos de ovelhas pertencentes a pastores nômades húngaros.
Este grande cão, com sua exuberante e espessa pelagem branca, protege rebanhos dos ataques de lobos e intrusos humanos. Geralmente é ativo à noite e sua cor branca o torna distinto na penumbra. Nos tempos dos pastores nômades, essa era uma raça importante, mas perdeu terreno quando a agricultura mais estável passou a dominar o interior da Hungria. À medida que isso avançava, o Kuracz foi reduzido cada vez mais ao papel de um simples cão de guarda, onde quer que fosse necessário nas aldeias e, eventualmente, nas cidades.
Esta é uma raça antiga, que data de milhares de anos. Acredita-se que seus ancestrais tenham chegado à Hungria com pastores turcos migrantes no século XII ou XIII. Em sua forma moderna, os registros escritos mais importantes datam do século XVII e a ilustração mais antiga de um deles aparece em 1815. Um registro de raça foi iniciado em 1905 e o primeiro padrão da raça apareceu no mesmo ano. A raça quase foi exterminada pelo caos da Segunda Guerra Mundial, mas conseguiu sobreviver em algumas áreas isoladas. Seguiu-se um novo ímpeto de criação, salvando o Kuvasz da extinção. Um padrão moderno foi preparado em 1960 e a FCI (Federação Cinológica Internacional) aceitou a raça em 1963. Em 1966 foram adicionadas revisões ao padrão, e em 1974 a raça foi aceita pelo AKC (American Kennel Club) no Estados Unidos.
Quanto ao temperamento, este é um cão inteligente e leal cuja única falha é ser ansioso demais para proteger sua família humana, do que percebe como possíveis perigos. Com seu histórico de guarda de rebanho centenário, isso é esperado. Esta raça está intimamente relacionada ao Cão Pastor Eslovaco e ao Cão Pastor da Montanha Tatra, da Polônia. Todos os três têm pelagem branca espessa e formas corporais semelhantes, e desempenham funções semelhantes. É preciso ter um olhar de especialista para distingui-los. Para o Kuvasz, a pista está no formato da cabeça, esta raça tem um focinho mais distinto e fino.