Fotografia Pet, raça Whippet
Compartilhe
A Lola é uma Whippet, raça que eu gosto muito e sempre quis fotografar. Fizemos o ensaio na residência da família e deixo aqui, além das fotos claro rs, algumas informações/curiosidades para quem quer conhecer um pouco mais sobre a raça e também para quem já é apaixonado por ela.
Grupo - Sighthounds ou Lebréu
Família - Hound
Os membros desse grupo são magros, alongados, corredores que caçam mais pela visão que pelo cheiro. Seus ancestrais são de mais de 5000 anos atrás. Coletivamente, são conhecidos por vários nomes: sighthounds, gazehounds, windhounds e greyhounds.
Eles caçam de duas maneiras. A primeira é a procura, captura e morte (calma, isso antigamente rs) e a outra, procura, captura e manutenção, até o homem chegar. Curiosidade: A segunda maneira de caça era usada em locais com tradições religiosas.
O Whippet era chamado de relâmpago furioso e de cão impetuoso e foi desenvolvido no século XIX como caçadores de coelhos.
Embora hoje seja um cachorro bem valorizado sua origem é humilde. Era um cão de caça usado por pessoas de pouca condição. Até por isso, a raça sofreu cruzamentos para reduzir o tamanho dos greyhounds, porque seus donos não tinham condições de mantê-lo.
A princípio, o Whippet era usado em competições, mas como foram consideradas cruéis, se tornaram cães de corrida/esporte.Por ser leve o Whippet tem melhor aceleração do que o Greyhound, mas não pode atingir velocidades tão altas. Em distancias curtas ele venceria, mas o Greyhound logo o alcançaria.
Fonte: Dogs: The Ultimate Dictionary of over 1,000 Breeds. Autor, Desmond Morris.
Acho importantíssimo saber a origem das raças, o porque ela foi criada. Essas informações vão nos dizer um pouco sobre o seu perfil, o que podemos esperar do seu comportamento. São, portanto, essenciais para escolher seu cãozinho.
Por exemplo, o whippet é um cão originalmente de caça. É super atento a movimentos, precisa de espaço para correr, gosta de terra, pode ter o comportamento de cavar. Como seria levar um cão desses para casa, pensando também nas necessidades do animal?
Claro que nem todos os cães de uma determinada raça apresentarão exatamente o mesmo comportamento. Mas precisamos estar conscientes do que são, da sua origem, afinal é justamente isso que os torna especiais.
A Lola é um dengo, foi bom demais fotografá-la. PS. olha a medalhinha dela, que amor!